Raça/Etnia, Gênero, Sexualidade e Escolarização: Produção de Materiais Didáticos para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental

Este projeto faz parte do programa:

una_extensao

O projeto, aprovado em Edital, tem como objetivo produzir materiais didáticos para o trabalho com questões etnicorraciais, de gênero e sexuais nas escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental.

1. Qual é a atividade desenvolvida e desde quando ela existe?

Projeto aprovado em Edital em 2011. A atividade consiste em discussões e palestras sobre temas envolvendo educação e diversidade, seguidas de análise e produção de material didático voltado para a temática. O material é disponibilizado no site “Portal do Professor” e no espaço multifuncional do Curso de Pedagogia.

2. Objetivo geral da atividade

Auxiliar na produção de material didático para incluir nas escolas o debate acerca da questão da diversidade cultural.

3. Público-alvo

Professores da educação básica; alunos que estão em cursos de formação docente.

4. Áreas do conhecimento e cursos envolvidos

– Áreas Temáticas: Educação; Direitos Humanos e Justiça.

– Linhas de Extensão: Formação de professores; Metodologias e estratégias de ensino-aprendizagem; Direitos individuais e coletivos; Grupos sociais vulneráveis.

– Curso: Pedagogia.

5. Pessoas envolvidas

2011

– Alunos: 08
- Professores: 01
- Pessoas capacitadas: cerca de 30.

6. Local onde a atividade é realizada?

Una – campus Aimorés

7. Resultados obtidos com a iniciativa

Além das discussões nas quais é possível perceber a crescente sensibilização dos envolvidos para a questão da diversidade, foram produzidas dez aulas relacionadas à temática da diversidade, bem como jogos e materiais para o trabalho com essa questão nas escolas de ensino Fundamental e Educação Infantil. Além disso, estão sendo produzidas análises de materiais já existentes para posterior complementação dos jogos e materiais.

8. Qual é a importância da atividade para a comunidade e para alunos da instituição?

A atividade pretende debater e criar estratégias metodológicas para o trato de uma das questões que mais aflige a educação contemporânea: o trabalho com a diversidade. Assim, ao discutir e construir materiais didáticos para o tratamento dessa temática, o projeto contribui tanto para a sociedade (ao permitir a problematização de questões sociais relevantes) como para os alunos, sobretudo aqueles que estão se formando em cursos de licenciatura.

9. Coordenadora do projeto

Professora Maria Carolina da Silva.

10. Links

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/index.html
http://www.fafich.ufmg.br/educacaosemhomofobia/

Campus:

Palavras-chave:

Educação, Direitos Humanos e Justiça, Linha de Extensão: Formação de professores, Metodologias e estratégias de ensino/aprendizagem, Direitos individuais e coletivos, Grupos sociais vulneráveis, Pedagogia, raça/etnia, gênero, sexualidade,e escolarização, produção de materiais didáticos, educação infantil, ensino fundamental, GLOS.