Hipertensão Arterial

Este projeto faz parte dos programas: ,

hipertensao 1

O projeto visa aferir a pressão arterial da população em geral, conscientizar e educar sobre a importância de se informar sobre os fatores de riscos que podem desencadear a hipertensão arterial e as medidas preventivas existentes.

1. Qual é a atividade desenvolvida e desde quando ela existe?

Projeto realizado desde o segundo semestre de 2007. A aferição da pressão arterial é realizada por alunos dos cursos de Enfermagem, Farmácia, Nutrição e Ciências Biológicas do Centro Universitário Una em eventos realizados por empresas, como as semanas de prevenção de acidente e outros. Desde 2009 o projeto também passou a participar do Projeto “Viva a Praça!”, realizado mensalmente em praças e espaços públicos de Belo Horizonte e Região Metropolitana, no qual alunos e professores da Una proporcionam gratuitamente atendimento e orientações ao público.

2. Objetivo geral da atividade

Proporcionar ao corpo discente a oportunidade de vivenciar o exercício da profissão, atuando como agentes de saúde com treinamento técnico na prática de aferição da pressão arterial.
Conscientizar a população em geral da importância de se medir a pressão arterial e de se informar sobre a hipertensão, com suas principais causas e fatores predisponentes.
Possibilitar a aferição da pressão arterial em locais de grande fluxo de pessoas para conhecimento de suas pressões arteriais.

3. Público-alvo

População em geral de Belo Horizonte e Região Metropolitana.

4. Áreas do conhecimento e cursos envolvidos

– Áreas Temáticas: Saúde, Educação

– Linhas de Extensão: Saúde Humana

– Cursos: Enfermagem, Farmácia, Nutrição, Ciências Biológicas.

5. Pessoas envolvidas

2011

– Alunos: 14
- Professores: 06
- Pessoas atendidas: 1145

2010

– Alunos: 30
- Professores: 02
- Pessoas atendidas:800

2009

– Alunos: 30
- Professor: 01
- Pessoas atendidas: 1000

6. Local onde a atividade é realizada?

Praças públicas de Belo Horizonte e auditórios de empresas interessadas.

7. Resultados obtidos com a iniciativa

Durante o projeto, busca-se proporcionar ao corpo discente a oportunidade de vivenciar o exercício da profissão, atuando como agentes de saúde. Além disso, os discentes treinam a técnica de aferição da pressão arterial nas mais variadas condições ambientais e clínicas (locais com muito barulho; pacientes apresentando as mais variadas alterações: hipertensão, hipotensão, idosos, jovens, crianças, com tratamento medicamentoso, sem tratamento medicamentoso), o que permite o contato direto com a população representativa do nosso meio.

8. Qual é a importância da atividade para a comunidade e para alunos da instituição?

Para a comunidade atendida, o projeto auxilia na promoção da saúde por meio da educação e orientação quanto à hipertensão, suas causas e medidas preventivas. Para o aluno, aplicação de conteúdos vistos nas salas de aula, o aperfeiçoamento de habilidades interpessoais específicas e técnicas e a oportunidade de auxiliar a sociedade na sua área de atuação.

9. Coordenadora do projeto

Professores Daniela Pereira Alves (2011) e Ivan Carlos dos Santos (2009 e 2010).

Galeria de imagens

Campus:

,

Palavras-chave:

Hipertensão arterial, Saúde, Educação, Enfermagem, Farmácia, Nutrição, Ciências Biológicas, Viva a Praça!